TI-RS

Projeto Comunicador NFe

Comunicador NF-e

O desenvolvimento da solução para comunicação de NF-e iniciou Janeiro de 2008, sendo baseado no modelo brasileiro de NF-e estabelecido pelos portais da Sefaz. Inicialmente foi desenvolvido um aplicativo básico que teria somente a finalidade de fazer o envio e o recebimento de Arquivos XML, esses arquivos devidamente assinados e validados pelo próprio ERP da empresa.

Devido às deficiências dos ERP, em maio de 2008 o projeto do comunicador NF-e foi ampliado para atender as necessidades exigidas pela Sefaz tais como assinar, validar, enviar e receber o retorno. Já em novembro de 2008, o comunicador NF-e recebe as ultimas modificações, encerrando o ano de 2008 com os seguintes itens abaixo:

- Otimização de Link com compactação dos dados
- Criptografia e segurança estabelecidos pela Sefaz
- Backup de NF-e automatizado e centralizado de todas filiais
- Comunicação com a Sefaz com Software Homologado
- Leitura de Certificados Digitais tipo A1 padrão ICP-BRASIL
- Consulta e Pesquisa de NF-e Antigos
- Módulo para Recepção de NF-e
- Módulo para Consulta de Status do Servidor da Sefaz
- Módulo para Inutilização de Lote de NF-e
- Módulo para Cancelamento de NF-e
- Módulo para Emissão em Contingência de NF-e
- Integração com o ERP através de arquivamento de XML
- Atualizador on-line para o Comunicador NF-e
- Validação prévia das NF gerados pelo ERP
- Tratamento dos retornos conforme a necessidade do ERP
- Disponibilização da NF para Impressão do DANFE
- Transmissão de várias notas fiscais através do conceito de filas
- Sistema de bloqueio de emissão por estação
- Alta performance e estabilidade
- Armazenamento e backup dos retornos da Sefaz

O aplicativo em questão trata-se de um executável para ambiente Windows 32bits (w32-XP/VISTA) que se integra ao software de gestão (ERP) existente, realizando suporte completo para validar, assinar, transmitir, receber e gerenciar as Notas Fiscais Eletrônicas.

O comunicador ainda conta com um módulo de backup automatizado, que centraliza todas as Notas Fiscais Eletrônicas emitidas em um único Servidor na Matriz. Esse ainda pode ser enviado para um Servidor externo específico para armazenar as NF-e por 5 anos (Prazo determinado pela Sefaz).

Esse aplicativo não é vendido separadamente, é uma solução integrada aos aplicativos de parceiros desenvolvedores de software. Em caso de interesse, entre em contato para obter informações de integração.


Infraestrutura

Otimização do desempenho da infraestrutura de TI de forma a garantir a eficiência das operações que viabilizam os processos do negócio

Cabeamento

Reduzir falhas com um projeto de cabeamento estruturado, com a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão